Adeus, férias! Olá, Lancheira: opções saudáveis para as crianças

Chegou o fim das férias e com ela a volta das lancheiras! Mas calma, montar a lancheira das crianças não precisa ser tão complicado. Elaboramos um passo a passo, com opções de produtos, para ajudar você na hora de montar uma lancheira saudável.

1º passo: frutas

Esta será a principal fonte de vitaminas do lanche. Dê preferência para as frutas da época, que costumam ser mais saborosas e nutritivas. Varie as frutas durante a semana e aposte em apresentações divertidas, como espetinhos de frutas e cortes diferentes, para estimular o consumo das crianças.

Quando a correria está grande, conte com os industrializados que amamos: existem ótimos produtos desidratados ou liofilizadas, compostos apenas pela fruta, sem nenhum ingrediente a mais. Atenção para a quantidade: como a água foi retirada no processo de desidratação, o tamanho da fruta fica menor, mas ainda corresponde a mesma concentração de energia que na forma in natura. Verifique na embalagem do produto quanto corresponde a uma porção de fruta! Essa deve ser a quantidade fornecida.

Aqui vão algumas opções liofilizadas e desidratadas:

Para ver a lista de produtos, aponte a câmera do seu celular para o QR Code.

2º passo: a bebida

A hidratação é super importante e a água deve estar sempre presente na lancheira! Eventualmente, além da água, você pode incluir água de coco, sucos integrais ou outras bebidas vegetais. São opções para variar a lancheira! Na hora de escolher esses produtos é importante evitar os adicionados de açúcares, como néctares e achocolatados.

Abaixo listamos as melhores opções.

Para ver a lista de produtos, aponte a câmera do seu celular para o QR Code.

3º passo: o lanchinho

Essa será a principal fonte de energia para a criança. Para deixar ainda mais completo, adicione também uma fonte de proteínas. Pode ser um bolinho ou um biscoitinho caseiro, pão integral com uma boa opção de requeijão, bolacha de arroz com uma pastinha ou um iogurte com granola, por exemplo. Selecionamos as melhores opções de pães integrais, iogurtes, granolas e outras pastinhas disponíveis no mercado.

Também incluímos algumas opções de requeijões que podem compor o lanche. Esta é uma categoria difícil de encontrar opções clean label (produtos feitos com ingredientes que costumamos ter em casa e isentos de aditivos alimentares), então selecionamos as melhores opções com boa disponibilidade na maioria do mercados.

Ah, também separamos boas opções de snacks, que é só colocar na lancheira! Funcionam super bem quando falta tempo para fazer uma preparação mais elaborada e ajudam a variar nas opções. São produtos sem excesso de sódio e açúcares adicionados, compostos apenas por ingredientes essenciais.

Não deixe de conferir esta lista!

Para ver a lista de produtos, aponte a câmera do seu celular para o QR Code.

Por fim, mais algumas dicas importante:

Se adicionar algum alimento que precise de refrigeração (como iogurte e leite), verifique se é possível armazenar na geladeira da escola ou utilize uma lancheira térmica com bolsa de gel.

As frutas também podem ser substituídas por vegetais, como palitinhos de cenoura ou tomatinhos.

Prontinho! Seguindo este passo a passo você vai garantir uma lancheira saudável e nutritiva.

3 respostas

  1. Depois que conheci o app passei a tirar muitas dúvidas aqui e de fato me é útil praticamente a todo dia e momento! SHOOOOWWWW

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe esse conteúdo:

Artigos relacionados